Ciume, uma natureza "doentia" do homem

     As pessoas sentem ciúmes, isso é normal para muitas delas. O ciume é simplesmente o medo de perder algo que seria valioso pra você, como uma amizade ou até algo mais.




 Se analisarmos bem, veremos que o ciúme é um efeito colateral de uma outra droga viciante como a paixão(em alguns artigos tratam a paixão como um tipo de demência, então tudo bem colocar como droga, certo?) ou uma carência, sentimentos angustiantes, ou que seja... Mas inseguranças pessoais, normalmente de quem se apaixona. 
 Você sente que é dependente daquilo e que seria terrível perder, então coloca paranoias na sua cabeça, ideias de como você faria se a pessoa não fosse o suficiente pra você. E pensando no que você faria, acaba achando que a pessoa faria o mesmo, sem ao menos saber se ela é capaz.
 Acabam sofrendo com coisas que não existem fora da nossa cabeça, vivem num cativeiro onde são seus próprios sequestradores. Como se fossem acordar de um sonho e viver em uma realidade cruel. 
  Algumas pessoas não se seguram e acabam sendo dominados por essa venda de ciume, fazendo coisas que as vezes, te magoam ou magoam os outros.   Outras pessoas conseguem sucumbir esse "impulso" e na maioria das vezes, vivem bem com isso. Mas controlar é difícil; Quase impossível e as vezes acaba escapando, como uma tosse ou espirro.
 Não existe um remédio que te acalme desse sentimento impulsivo, a não ser, confiar mais em você e em quem esta com você. 
 O ciúme é fruto de frustrações, do medo de ficar sem o que te mantem vivo, talvez não vivo, mas vivendo. E ou você se livra dessas correntes, tomando a ideia de que tudo é finito e que não botará tanta felicidade em algo que possa perder, ou se prende mais, e tenta fazer com que o ciume não deixe que as pessoas te escapem, por simplesmente ter ciume delas.
 Por fora, pessoas ciumentas podem ser bem tranquilas, mas só quem é sabe o turbilhão que se passa na cabeça de uma.
  








 Pessoas ciumentas tendem(em casos) a ser mais possessivas e também criar paranoias achando que está sendo traída, em alguns casos, chega a invadir a privacidade do outro, para "investigar" sobre sua vida. O que acaba destruindo vários relacionamentos. As vezes é necessária a ajuda de um psicoterapeuta.   Em outros casos mais tranquilos, acabam sendo solucionados com ajuda do parceiro. As emoções trazidas com esse sentimento, são simplesmente negativas, como: Humilhação, dor, raiva, medo. Dores físicas, falta de ar, dor no peito e até taquicardia podem acabar acontecendo com os ciumentos.

  O ciume é natural


Animais também sentem ciúme
 Animais como cães também sentem ciume, principalmente quando o dono dá muita atenção para uma pessoa que chegou agora, ou quando os donos tem um bebe. O cachorro pode até entrar em depressão. Eles tem o instinto de marcar seu território, e quando chega um estranho, eles podem não demonstrar de começo, mas se sentem ameaçados por algo desconhecido e que parece ter roubado o tempo que ele tinha com o dono.

  > Alguns podem matar
          
Octopus abdpus aculeatus(segundo o google).
 
Sim, segundo p
esquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, os polvos podem acabar matando por ciúme. O animal escolhe a sua fêmea e se ele achar que está sendo "confrontado" por outro macho, pode estrangula-lo até a morte. Tudo para proteger seu espaço e a sua fêmea. 
  Achou que eu ia falar dos humanos(também matam), né? 

Ciúme patológico

 Bom, como falamos acima, não sabemos o que se passa na cabeça de uma pessoa ciumenta e também que o ciúme é algo natural, mas nem sempre. O ciúme patológico é sério e a psicologia coloca como uma espécie de paranoia. A pessoa pode ficar compulsiva a ponto de verificar redes sociais e até pagar para terceiros para segui-la e coisas do tipo.
 Geralmente a pessoa que sente um ciúme de forma patológica, tem problemas de insegurança ou timidez. geralmente trazidos pela infância. O ideal para pessoas com esses sintomas, é procurar um psicologo para que ele possa ajudar-lhe com esse problema.




Também não é errado sentir ciume, pois é algo instintivo da pessoa. Você é como qualquer outro humano, não é um monstro por ter ciume, mas pode se tornar. Então tome cuidado com o que você faz com esse sentimento que é mais um tipo de cavalo de Troia. 




 E aí? O que acha sobre o ciúme? Concorda ou discorda com isso? Acha que faltou algo? Comenta sobre o que você acha e marca aquela pessoa muito ciumenta pra ela ver também!
 E espero que você não esteja vendo outros blog's, quero ver seu histórico depois e espero que não ache nada.
 Compartilha com a galera e se cuida, beijão!


Por Alec Xavier Silveira
  

Via: Estadao, Portugal-linha,wikipedia e google images










Filho de Capitu é uma Marca CAPISTORE. Tecnologia do Blogger.